sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Palavra de Profissional - RADICAIS LIVRES - Dra. Marisa T. C. Varella



RADICAIS LIVRES (RL) – ENVELHECIMENTO - COSMÉTICOS
N – Nitrogênio                 O – Oxigênio                                    C - Carbono
Radicais livres (RL) são moléculas que se formam no nosso organismo, geralmente nas mitocôndrias, altamente reativos e instáveis saem em busca de sua estabilização e acabam “atacando”, em forma de reação química, outras células ao seu redor, essa reação é muito rápida e acaba por danificar as células alvo. Estudos mostram que RL podem causar doenças como câncer, diabetes, artrites e também o envelhecimento extrínseco da pele. Traduzindo, este não é o envelhecimento normal, o geneticamente programado, mas um envelhecimento decorrente da exposição a fatores externos que acabam por antecipar e acelerar este processo.
RL e seus precursores podem ser gerados a partir da ingestão de gorduras, carne vermelha, açúcares, álcool, exposição à radiação UV, tabagismo, poluição, excesso de atividade física, até no oxigênio que respiramos (cerca de 5% do oxigênio inspirado é transformado em RL) e outros. Atuam de diversas formas, podendo ser através de enzimas que degradam importantes proteínas como Colágeno e Elastina; dano celular com ataque ao DNA no caso do tabagismo, exposição à poluição e radiações solares, por exemplo. Esse quadro ao nível de pele, resulta no aparecimento de rugas, flacidez, manchas, aspereza, etc.
Por ter uma vida curta e atacar rapidamente as células, nosso organismo deve estar preparado no momento em que eles desencadeiam as reações de oxidação, tendo uma reserva de antioxidantes capazes de bloquear sua ação.
Como combater os RL? Substâncias chamadas de Antioxidantes têm a capacidade de regenerar o substrato atacado ou impedir a ação dos RL. Alguns são produzidos no nosso organismo, outros são provenientes da dieta (Vitaminas E, A e C, Magnésio, Selênio, Zinco).
Onde encontramos alguns dos antioxidantes de origem exógena?
. Vitamina A: fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados.
. Vitamina C: abacaxi, acerola, caju, laranja.
. Vitamina E: castanha do Brasil, cereais integrais, germe de trigo, repolho.
. Magnésio: nozes, leguminosas, milho, cenoura, frutos do mar.
. Selênio: grãos integrais, castanha do Brasil, peixes.
. Zinco: carnes vermelhas, algas, ostras, leite e derivados.

COSMÉTICOS E ANTIOXIDANTES
Algumas matérias primas cosméticas apresentam efeito antioxidante, podendo reparar ou combater a ação dos RL, é o caso do Óleo de Framboesa, rico em Ômegas 3, 6 e 9, Óleo de Abacate, Oliva, Macadâmia, Maracujá, Rosa Mosqueta, Uva, e outros. As Vitaminas E e C, também podem ser incorporadas às formulações cosméticas, com a mesma finalidade, Extratos Naturais como Green Tea, e substâncias como Coenzima Q10, Resveratrol, Idebenona, enfim uma grande gama de alternativas que a Indústria Cosmética oferece para prevenir e reparar o envelhecimento causado pelos RL.
Um inimigo em potencial gerador de RL são as radiações UV, que podemos evitar não se expondo ao sol, porém quando expostos e mesmo no dia a dia, para minimizar os danos, usar produtos com FPS 30 ou mais, para proteção UBV, e também com proteção UVA. Lembrando que os raios UVA responsáveis pelo fotoenvelhecimento atuam com intensidade constante na superfície terrestre, diferente da radiação UVB que tem picos nos intervalos de 10:00h a 16:00h, e que os danos causados pela exposição ao sol tem efeito acumulativo, portanto uso de filtro solar é imprescindível.
Completando, para se proteger dos Radicais Livres, e do envelhecimento que eles causam, adote uma dieta balanceada, rica em alimentos de baixo valor calórico, pois ela é capaz de diminuir a produção de RL, use cosméticos que contenham antioxidantes e sempre, o tempo todo, use filtro solar.

PROFISSIONAL
DRA. MARISA T.C. VARELLA
Farmacêutica Bioquímica, Especialização em Cosmetologia,
Pós Graduação Gestão e Tecnologia em
Engenharia Cosmética e MBA em Cosmetologia.

8 comentários:

  1. Dicas preciosas
    parabéns à doutora Marisa
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas =D.

    Bjos

    http://dedosdemocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que post interessante! Adorei as dicas!

    Beijos

    http://www.papofemininoetc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, conheci o blog por causa do sorteio da Bruna com vocês já seguindo!!
    Visita o meu e se gostar segue tb.
    Bjos

    http://qespelhomeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog. E as dicas. Beijos
    http://meuspreciosospes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas são 10!!!!!!!
    Faz uma visitinha no meu blog tem post com video dos produtos da Indafarma!!!

    http://ericatutty.blogspot.com/2011/11/resenha-produtos-da-indafarma.html

    Espero que goste

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. olá acabei de conhecer o blog e já estou ficando... se puder retribuir bjus

    http://ladydarlla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Amei o blog e estou seguindo!
    Se puder seguir também!
    http://dessiinhabarbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir