segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Palavra de Profissional - CABELO - Dra. Marisa T. C. Varella

CABELO
Esteticamente o cabelo é a moldura do rosto, sendo capaz de embelezar ou não dependendo de como é tratado. O fio do cabelo é um conjunto de células mortas, com propriedade elástica e muito resistente, sua função é proteger o couro cabeludo dos raios solares, calor e agressões.
Composto basicamente de Queratina, uma proteína formada por 19 aminoácidos; também possui um percentual de água (em torno de 10%), lipídeos (3% - 6%) e alguns aminoácidos livres (cerca de 14%).
Sua estrutura é formada pela cutícula (parte mais externa), medula (parte interna) e córtex (porção intermediária).


A cutícula tem o aspecto de escama de peixe, quando integra e fechada ao longo do fio, temos um cabelo macio, saudável e brilhante. Processos químicos (coloração, descoloração, alisamento), físicos (sol, secadores) e mecânicos (escova, chapinha), danificam esta camada, deixando as escamas abertas, o cabelo áspero, opaco e poroso, necessitando de tratamento recuperador.
No Córtex encontramos a queratina, responsável pela resistência e integridade do fio, também a melanina - pigmento que dá cor ao cabelo é neste local que reações químicas de coloração, descoloração e alisamento ocorrem.
A Medula não tem função definida e às vezes ela nem está presente no fio de cabelo.
Em condições normais, temos aproximadamente de 100.000 a 150.000 fios na cabeça, esses crescem em média 1,0 a 1,5cm por mês e caem de 50 a 150 fios por dia.
Cabelos sem dano algum, são bem difíceis de serem encontrados nas cabeças das mulheres de hoje, pois desde a adolescência já colorem, descolorem, alisam, enfim uma agressão constante. Além das “químicas”, fatores externos como sol, cloro, sal do mar, poluição e até situações de stress, contribuem para o enfraquecimento, quebra, queda, perda do viço, elasticidade e brilho dos cabelos.
É possível parar com tudo isso? Definitivamente não! E dá para ter cabelos bonitos, convivendo com todas essas circunstâncias? Graças ao avanço das pesquisas e da tecnologia com certeza sim, basta cuidar, prevenir e tratar; e o mercado cosmético possui muitos produtos de qualidade para proporcionar um cuidado adequado e eficaz a consumidora.
Uma condição de agressão aos cabelos a que estamos sujeitas constantemente é o sol, principalmente nós que vivemos em um país tropical, onde é grande a incidência do sol durante o ano todo.
Estudos demonstraram que a estrutura capilar é danificada pela radiação UV, causando ressecamento, desbotamento da cor e perda protéica, sendo esta duas vezes maior em relação ao cabelo não exposto ao sol, e mais significativa em cabelos castanhos escuro e loiros.
Os raios ultravioleta, tanto o UVA, quanto o UVB, atravessam a cutícula, e atacam a estrutura capilar. Os raios UVB destroem as estruturas que dão força ao fio e a radiação UVA por sua vez, oxida o pigmento do cabelo, sendo ele virgem ou tingido, deixando-o desbotado, sem brilho e opaco.    
Castanhos tendem a desenvolver nuances avermelhadas e os loiros desenvolvem uma descoloração amarela. 
Evitar a exposição aos raios UVA e UVB nem sempre é possível, a solução está na proteção preventiva e no tratamento posterior a exposição.
O uso de Protetor Solar para Cabelos está entre os principais cuidados indispensáveis a nossos cabelos, ele cria uma espécie de filme em volta do fio amenizando os resultados da penetração da radiação ultravioleta na estrutura capilar.
Os princípios ativos de proteção solar podem ser encontrados em shampoos, condicionadores e produtos sem enxágüe, contudo os que passam por processo de enxágue, certamente tem seu poder de proteção diminuído. Já os produtos chamados Leave on, que não são enxaguados proporcionam uma proteção maior, uma vez depositado no fio, seu efeito será mais efetivo e duradouro. Produtos como este pode ser utilizado diariamente, e obrigatoriamente quando da exposição solar em piscinas e praias.
Apostar em produtos com proteção solar o ano todo é válido para que os fios permaneçam saudáveis e brilhantes.
Em uma próxima oportunidade falaremos sobre shampoos, condicionadores, máscaras e afins, para aumentar seu conhecimento e facilitar sua busca por bons produtos e ótimos resultados.

PROFISSIONAL
DRA. MARISA T.C. VARELLA
Farmacêutica Bioquímica, Especialização em Cosmetologia,
Pós Graduação Gestão e Tecnologia em
Engenharia Cosmética e MBA em Cosmetologia.

4 comentários:

  1. Gostei de saber um pouco mais sobre nos fios, assim podemos tratar deles bem melhor e com mais carinho =).

    Bjos

    http://dedosdemocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!
    É sempre bom saber mais sobre os fios para poder tratá-los melhor.. Adorei..

    Um beijo,
    Aline Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Oi,eu gostaria de saber como vcs viram meus parceiros

    ResponderExcluir
  4. basta entrar em contato com fabio@indafarma.com.br

    ResponderExcluir