quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Conceitos e Tendências – Part II

Cores

No mundo da moda, do design e também no mundo dos cosméticos as cores são extremamente importantes. A cor é o ponto chave, muitas vezes, para que uma venda seja fechada. No caso dos cosméticos as cores podem elevar e valorizar o produto, porém, uma escolha errada pode matar por completo o produto.

Existe toda uma “psicologia” nas cores, que facilmente você encontra na internet para ter como referência. Existem empresas especializadas no estudo de cores, suas tendências e sua psicologia. Uma delas, creio que a mais famosa do mundo é a empresa Pantone.

A Pantone é uma marca da empresa Pantone Inc. que tem sua sede em Nova Jersy EUA. A Pantone hoje é a autoridade máxima mundial em cores. Com paletas e sistemas tecnológicos que se tornaram conhecidos mundialmente, foi conquistado um padrão de linguagem cromática usada praticamente todos os setores onde a cor é um fator de extrema importância.

No ano de 2014 a Pantone elegeu como a cor do ano o tom de lilás chamado Radiant Orchid (código CMYK – 33,72,0,0). Uma cor que trás a ideia de calma de sofisticação. Uma cor que realmente é linda e faz com que todas peças em que ela for usada ganhem um destaque. No setor dos cosméticos é necessário um estudo sobre quais cores usar nos produtos, nos rótulos e nas decorações das embalagens.

Circulo Cromático
Por exemplo, um produto para celulite. Geralmente ele é composto por produtos que reagem à pele que dão aquela sensação de frescor, com cheiro também característico que lembra uma coisa cítrica, além de componentes que são folhas, como a canfora, a menta etc... então uma cor excelente para ser usada é o verde e seus tons mais brilhantes , que além de trazer a referência de produto com componentes naturais, tras a sensação de frescor. Para esse caso por exemplo não seria ideal usar um roxo, por exemplo. O Roxo não tras nenhuma sensação de frescor. Então é muito importante o estudo das cores, pois podemos matar um produto com a cor errada.


Essa preocupação com cores surgiram na Bauhaus (escola pioneira de design na Alemanha). Depois na Gestald foram desenvolvidos estudos científicos, psicológicos, filosóficos e até espirituais referente a cores. Nessas escolas também foi desenvolvido algo que até hoje os designers usam (pelo menos deviam usar kk), o círculo cromático onde podemos ver as cores, primárias, secundárias e complementares. Fiquemos então atentos para as novas tendências para o próximo ano.





Fábio Henrique Serafim
Designer Gráfico - Dpto. Criação
Indafarma Cosméticos

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