quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Os principais movimentos globais


“O pequeno é o novo grande” – Atualmente, praticidade é a palavra-chave em todos os setores da vida, inclusive em moradia. Tornou-se “hype” ter casa, escritório e carro pequenos. Na grandeza física se tornou “démodé”. Junte-se a isso, a necessidade de termos produtos/embalagens adaptadas a esses espaços com ovos designs. O mesmo vale para o consumismo: “Preciso mesmo disso?” deve ser a pergunta a guiar o consumidor. Essa pergunta implicará severamente que as empresas repensem muito além do produto ofertado.

“Estresse, um mal mundial” - Cidades grandes, correria poluição, violência, excesso de estímulos, pessimismo, más notícias... Estamos cansados, precisamos de um “respiro”, um “break”. Há nisso várias oportunidades: para o varejo. As lojas poderiam assumir para si a missão de se tornarem espaços de convivência, diversão, enfim um lugar para escapar da pressão, combater a fadiga e simplesmente respirar relaxado. Além disso, esses espaços podem ofertar serviços de beleza, maquiagem, massagem, conversa com “personal beauty”, “olfatoterapia”, cromoterapia, drinks saudáveis, etc.


“O domínio digital” – As pessoas parecem não conseguir mais viver mais sem internet nem celular. Tornaram-se completamente dependentes dos gadgets, smartphones, iphones, tablets, apps, etc. Todas essas facilidades permitem que o consumidor otimize o processo de compras de tudo o que ele imaginar. Pragmáticos, dão importância aos dados e marcam presença nas redes sociais. As marcas vão atender esse público com lojas conectadas ou e.commerce, que dispensam os vendedores comuns. E, engajamento é a palavra de ordem. Mas afinal, o que é engajamento? Engajamento em e-mail marketing significa fidelizar o cliente. Ser assertivo de forma que ele se acostume e fique na e4xpectativa de receber seus e-mails. Esta saudável “ansiedade “mostra que a estratégia de envio de e-mails está correta.

Fonte: III Caderno de Tendências 2014/2015 - ABIHPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário